Início > Curiosidades > Multinacionais que começaram em garagens ou em porta-malas de carro!

Multinacionais que começaram em garagens ou em porta-malas de carro!


Facebook


Fundador: Mark Zuckerberg
Onde: no quarto da residência de estudantes em Harvard
Quando: 2004

A história do lançamento daquela que é atualmente a maior rede social do mundo é controversa, sobretudo devido à batalha legal que Mark Zuckerberg trava até hoje com três colegas de Harvard que o acusam de lhes ter roubado a idéia.

Google


Fundadores: Larry Page & Sergey Brin
Onde: na garagem
Quando: 1998

Inicialmente, Larry e Sergey chamaram ao seu motor de busca BackRub, alojando-o nos servidores da Universidade de Stanford. Após receberem os primeiros investimentos, Larry e Sergey trabalharam ainda sozinhos, pelo que se estabeleceram temporariamente numa garagem.

Quando decidiram mudar o nome ao BackRub, optaram pelo nome Google, inspirado na palavra “googol”, um termo matemático para o numeral 1, seguido de 100 zeros. Um termo adequado não apenas à missão de organizar a informação quase infinita disponível na Internet, como também ao número de resultados que uma pesquisa no Google normalmente devolve.

YouTube


Fundador: Chad Hurley, Steve Chen & Jawed Karim
Onde: nos escritórios da PayPal
Quando: 2005

A lenda reza que os três trabalhadores da PayPal começaram a trabalhar no website YouTube porque estavam a ter problemas em partilhar vídeos gravados num jantar festivo, se bem que um dos fundadores já negou a história.

Em fevereiro de 2005, o trio começou a desenvolver o produto, que acabou por ser lançado em dezembro desse mesmo ano, disponibilizando nessa altura mais de três milhões de vídeos por dia. Hoje em dia o site conta com mais de 200 milhões de visualizações por dia e a cada minuto são introduzidas no site mais de 24 horas de vídeo.

eBay


Fundador: Pierre Omidyar
Onde: em casa de Pierre Omidyar
Quando: 1995

Inicialmente, Pierre Omidyar, programador iraniano nascido em França, chamou à sua empresa AuctionWeb. Na altura trabalhava a partir de casa.

A empresa mudou de nome para Echo Bay Technology, mas o domínio echobay.com já estava em uso, o que levou a empresa a abreviar o nome para eBay. Atualmente, o eBay é o maior site de leilões online do mundo.

Nike


Fundadores: Phil Knight & Bill Bowerman
Onde: no porta-malas do carro de Phil
Quando: 1964

Fundada com o nome de “Blue Ribbon Sports”, a Nike passou os seus dois primeiros anos sem poder ser encontrada em qualquer loja tradicional.

A empresa, aliás vendia os seus produtos diretamente a partir do porta-malas do carro de Phil Knight.

Finalmente, em 1966, os dois sócios abriram a primeira loja e a partir daí nunca mais pararam de crescer, sobretudo depois do lançamento da primeira marca própria de sapatos, a Swoosh. Em 1978, a Blue Ribbon Sports mudou de nome para Nike, a marca que viria a tornar-se um dos símbolos absolutos deste negócio.

Apple


Fundadores: Steve Jobs & Steve Wozniak
Onde: na garagem da família Jobs
Quando: 1976

Dada a popularidade da Apple, já se sabe que os seus muitos fãs conhecem de cor e salteado as suas humildes origens. Steve Jobs e Steve Wozniak começaram a trabalhar na garagem dos pais de Jobs.

Wozniak e Jobs continuaram a trabalhar na garagem até que o multi-milionário Mike Markkula decidiu investir 250 mil dólares na empresa, que deixou de ser uma mera parceria entre Wozniak e Jobs.

Esta história já é tão conhecida que faz parte de um filme televisivo de 1998, “Pirates of Silicon Valley”. Mas nem o filme poderia fazer prever a ascensão meteórica da empresa na primeira década do milênio, especialmente depois do lançamento do iPod.

  1. Cláudio Roberto
    Fevereiro 27, 2011 às 2:24am

    A General Electric surgiu quase que do quintal da casa de Thomas Edison, não?

  2. Marc D!
    Fevereiro 16, 2011 às 5:42pm

    Faltou a história do Willian Reddington Hewlett (o Bill) e David Packard. A garagem dos fundadores da HP virou até ponto turistico no Vale do Silício americano. No mais, o post está bem bacana. E não desanima não, Pink!

  3. PINK
    Fevereiro 16, 2011 às 2:44pm

    Tento entrar pra esta lista, mas até agora nada !!😦

    • chicocanals
      Fevereiro 16, 2011 às 6:28pm

      que idéia vc tem?… (canals.chico@gmail.com)

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: