Início > Curiosidades, Mensagens > Perguntas e Respostas sobre o Dízimo

Perguntas e Respostas sobre o Dízimo


dizimo[1]

 

 

 

Quanto se faz empréstimo é necessário tirar o dízimo?
Nos casos de empréstimos não é necessário retirar o dízimo, pois o pagamento das parcelas do financiamento deve sair de uma fonte de renda da qual já tenha se tirado o dízimo.

Como se  deve dar o dízimo de bens vendidos?

 Normalmente, o cristão, quando compra bens, móveis e imóveis, já compra com dinheiro dizimado. Neste caso não é necessário pagar o dízimo novamente, a não ser nos casos em que houver lucros, mas, cabe frisar que o dízimo deve ser retirado do lucro e não do valor bruto da venda. O dízimo do total da venda de bens deve ser
retirado somente se o proprietário na época da aquisição, comprou com dinheiro não dizimado, ou recebeu como herança de alguém.

Posso dar o dízimo em qualquer igreja?

A finalidade do dízimo é o mantimento da Casa de Deus e na Bíblia não existe nenhuma regra especial, a não ser entregá-lo na Casa de Deus. Mas, por uma questão de consciência, o cristão deve dar o dízimo na igreja onde congrega, onde participa da Santa Ceia e onde se alimenta da Palavra de Deus.

Posso dar o dízimo por outra pessoa?

O dízimo como já falamos anteriormente, é um ato individual que expressa confiança em Deus. Por isso, não pode ser dado em nome do marido, esposa, filhos ou parentes sem o consentimento voluntário deles. Existem pessoas que agem impensadamente e por vezes causam confusões e transtornos aos seus familiares. Por exemplo: a esposa cristã que trabalha junto com o marido incrédulo em um comércio da família, não deve jamais retirar o dízimo sem o consentimento do marido, a não ser que ele mesmo retire ou dê a ela liberdade para fazê-lo.

Posso deixar de dar o dízimo num mês e dá-lo no outro?

Existem muitas situações que podem levar o cristão a ficar nessa situação, mas, é importante lembrar que a fidelidade a Deus deve estar acima de qualquer coisa ou circunstância. O dízimo deve ser retirado das primícias de tudo que o cristão recebe. Deixar de fazê-lo é dar oportunidade ao demônio devorador para agir novamente! Muitos que assim agiram passaram por grandes dificuldades e nunca mais conseguiram acertar suas vidas financeiras. O correto é servir a Deus em primeiro lugar, depois aos outros:

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”
Provérbios 3.9-10

 

 

  1. jhone de almeida
    Setembro 4, 2012 às 12:58am

    muita gente nao da o dizimoo…. por q os patores anda de carrao ! eu nao tenho nada a ver com a vida dos pastores … tenho a ver com jesus ! dou o dizimo de coraçao ! fico besta tem muita gente q cretica da dizemo.. mais pagar 70 R$ para entra em show emrricar os cantores eles dam … meu dizemo e 20% nao e 10% nao. amém!

  2. andreia
    Abril 16, 2012 às 8:24pm

    meu marido trabalha e ganha 856,00 posso ser dezimista duas veses no mesmo mes

  3. fabio
    Setembro 30, 2010 às 7:54pm

    gosteria de saber se o dizimo pode se divido entre duas igrjas, também se dou uma mesada sendo que o dizimo já foi pago do valor do qual sai a mesada, apessoa que a recebe deve pagar também?

  4. Vinicius rocha dos Santos
    Agosto 2, 2010 às 9:31pm

    Olá, Paz do Senhor!

    Gostaria de saber se devo dizimar quando vou vender algum bem que Deus já me deu? Pois vou vender meu carro e financiar outro com valor maior. Quero saber realmente se devo dizimar sobre esta operação.

    Grato e que a paz de Cristo irradie os vossos corações!!!

    • fabio
      Setembro 30, 2010 às 10:02pm

      Vinicius rocha dos Santos :
      Olá, Paz do Senhor!
      Gostaria de saber se devo dizimar quando vou vender algum bem que Deus já me deu? Pois vou vender meu carro e financiar outro com valor maior. Quero saber realmente se devo dizimar sobre esta operação.
      Grato e que a paz de Cristo irradie os vossos corações!!!

      amigo se não me engano só se voçê vender com lucro, Exempolo se o carro vale 10mil e voçê vendeu por 15mil ai vai ter que dizimar !

  5. JEANDERLEI DA SILVA
    Abril 7, 2010 às 1:20am

    OLÁ;
    SOU UM FIEL DIZIMISTA E TENHO UMA DÚVIDA POIS GOSTO DE ME ALIMENTAR DA PALAVRA DO SENHOR E VOU EM 2 IGREJAS TODAS AS SEMANAS, E DOU O DÍZIMO NA QUE ME BATIZEI, TEM ALGÚM PROBLEMA EM EU DAR O MEU DÍZIMO NA OUTRA IGREJA, POIS SINTO QUE A OUTRA ESTÁ PRECISANDO MAIS,
    AGUARDO A RESPOSTA DE ALGÚM SERVO DE DEUS.

    • Maio 25, 2012 às 8:53pm

      Não sou muito conhecedor do dízimo, estou começando agora a dizimar. Pro isso talvez eu meu conselho ñ seja o melhor. Mas por que vc não divide?… entrega metade à uma e metade à outra, assim ñ faltará para nenhuma, além do mais, devemos nos lembrar que o nosso compromisso é com nosso Deus, pois igreja (paredes sólidas) e religião ñ salvam ninguém, mas a palavra dele salva! e como diz a palavra: Javé é Deus justo!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

