Início > Geral > você é Palha ou Trigo?

você é Palha ou Trigo?


Muitos pensam que só com muitos conhecimentos bíblicos é que se faz o homem de Deus, quando  na verdade não é nada disso!

Então como é que se faz do obreiro ou pastor um grande homem de Deus?

Ele é feito nas tribulações. Esse vai ser o melhor! Os que não passam pelas tribulações, ou os que não suportam essas tribulações, não serão bons…

Para ser um grande homem de Deus, tem que se passar pela eira… Devemos estar consciente de que a nossa fé exige tribulação. Nós somos “malhados na eira”.

Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. 

Antigamente a eira (terreno liso e duro, onde se trituram e secam os cereais e os legumes) era um espaço livre e redondo, no monte, aonde depositavam-se o trigo. Em seguida, vinham carros puxados por bois, cuja a roda era de ferro ou de pedra, e se triturava o trigo juntamente com a palha.

O trigo era massacrado. É claro que o trigo tem peso, e a palha é leve. Pegava-se um tridente, jogava-se tudo para o alto, o vento batia, e levava a palha para fora da eira, e o trigo que era mais consistente, ficava dentro. E ali fazia-se a separação do trigo e da palha.

Isso significa dizer que todos os problemas que nós enfrentamos, tem a intenção de nos triturar e de nos lançar aos ventos. O vento só leva para fora aquele que não tem peso (e não o trigo).

Todos serão truiturados, tanto na sua vida pessoal (vida conjugal, problemas com os filhos, saúde, etc…), como no seu ministério (injustiças, tentações, ir para o deserto, etc…), em tudo. E isso com a permissão de Deus.

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar”. (1cor. 10:13)

A “palha” também significa as pessoas que não são convertidas.

O trigo que vai com a palha representa as pessoas que não suportam o peso da provação.

Temos o exemplo da vida sentimental dos obreiros, como também de pastores: uns são nascidos de Deus (trigo), outros são nascidos da carne (palha), mas estão juntos. Ambos serão triturados na vida pessoal, quem é palha acaba por saír, quem é trigo permanece. Este que permanece, não deve se influenciar pela palha que saiu e foi arrastada para fora, ainda que doa e haja saudades, porém se é trigo, resiste e fica na eira. É necessário que cada um se guarde, tenha a sua própria fé, e saiba quem está do seu lado (esta pessoa que está ao seu lado é palha ou trigo?). Muitos dão mal testemunhos e corrompem os outros. 

É bom lembrar que constantemente seremos levados para dentro da eira, para sermos aperfeiçoados por Deus, ou seja, as tribulações sempre virão, elas são inevitáveis.

“Bem-aventurado o homem que suporta com perseverança a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida. A qual o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tiago 1:12)

 

Girouniversal

 

Anúncios
Categorias:Geral Etiquetas:, ,
  1. alessandro
    Julho 2, 2009 às 2:42pm

    que mensagem maravilhosa, continuem assim. para gloria do unico senhor, criador, sustentador, julgador.
    portanto meus amados irmaos, continue firmes e constantes sempre abundantes na OBRA DO SENHOR, sabendo que o vosso trabalho nao é inutil no Senhor. 1Co 15.58

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: