Início > Mensagens > Namoro

Namoro


Namoro vem do verbo ‘enamorar’, isto é, ‘sentir amor por alguém, e inspirá-lo a alguém’.. Namorar é buscar amor; é o abrir a porta do casamento; é um período para o conhecimento; é um período para o relacionamento social, intelectual e psicológico, mas, também, espiritual.

A escolha de um companheiro para o casamento é uma das mais importantes decisões que uma pessoa faz na sua vida. A Bíblia ensina que quando um homem e uma mulher casam, deverão permanecer casados pelo resto de suas vidas. O divórcio é autorizado por Deus somente em casos em que o adultério foi cometido por um dos parceiros (Mateus 19:3-9; 5:31-32). Uma má escolha do companheiro é uma decisão que pode causar muito sofrimento, mais tarde, na vida. Por outro lado, um boa escolha é uma bênção maravilhosa durante toda a vida (Provérbios 18:22).

Que tipo de pessoa deverá um homem ou uma mulher escolher? Hoje em dia, os jovens escolhem seus namorados com base na aparência física. Rapazes querem namorar meninas com rostinhos bonitos e corpos ‘sarados’. As meninas querem namorar rapazes fortes e elegantes, com dinheiro. Infelizmente, a atração física não é garantia para que um jovem seja um bom marido ou uma boa esposa. É bom sentir-se atraído pela beleza física, mas o bom caráter é o que dá a felicidade no casamento (1 Pedro 3:1-6).

Durante o namoro o jovem descobre os valores éticos, morais e comportamentais do outro. Os defeitos e as virtudes vem a tona . O relacionamento com a família vai influenciar o namorado a cimentar ou não a escolha para o casamento.

Como é o seu comportamento no lar, qual o tipo de atitude relativa que tem para com o pai, a mãe, os irmãos? Na maior parte das vezes, estas apreciações irão aproximar ou afastar o relacionamento entre os dois. Em Ezequiel 16:44 está escrito \’tal mãe, tal filha\’… Dizem que se quiser saber como vai ser a tua esposa daqui a vinte anos, deves olhar para a mãe dela, mas não leve isto para o aspecto físico apenas, e também não é um fato cem por cento garantido, boas mães tem filhas nem tão boas quanto elas e vice-versa.

Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? Ou que comunhão tem a luz com as trevas? Que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o crente com o incrédulo? E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário do Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

É vontade de Deus que Jesus Cristo esteja incluído no namoro, bem no meio dos dois: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. … Para a glória de Deus inclusive o namoro.

É vontade de Deus que cada jovem encare o namoro com muita seriedade.

E Ele deve confirmar o namoro? A resposta é sim. Há princípios de orientação para quem está namorando. Deus evidencia o que é bom e o que não serve. Um princípio no namoro é a afinidade mútua de valores. É preciso ter os mesmos valores espirituais, mentais e morais.

Hoje discute-se o problema do namoro misto. Deve o rapaz namorar uma menina que não pertence ao círculo cristão ou vice versa? A Bíblia diz Não vos junteis em jugo desigual . O namoro deve ter, um alicerce espiritual. O namoro deve ter o aval do Senhor. O namoro de um cristão com alguém que ainda não pertence á família de Deus é um estorvo para o crescimento cristão, para o testemunho no meio da igreja local, para a sua própria família cristã, no fundo esse namoro é criador de conflitos. Não será seguramente da vontade do Senhor. Lemos no Livro de Neemias como o Senhor se indignou com aqueles que tomaram mulheres não israelitas (Neemias 13:23). Mas se um jovem ama outro jovem de sexo oposto e gostaria de namorar deve em primeiro trazer essa pessoa a Cristo, depois sim, revelando o seu verdadeiro amor pode namorar.

Este é o melhor testemunho de amor de um para com o outro, ganhá-lo para uma vida eterna com Cristo (os dois na eternidade).

É um erro começar a namorar muito cedo. Tal prática meramente coloca meninos e meninas em situações para as quais não estão preparados. Infelizmente os jovens, desejam desesperadamente tornar-se adultos. A prudência no namoro nos ajuda a evitar os trágicos erros e pecados que podem danificar seriamente oportunidades de futura felicidade nesta vida, e na eternidade.

O namoro não é apenas um momento de emoção a dois. Ele é um período muito importante e deve ser levado a sério. A sua base deve ser firmada num amor de verdade e não em uma paixão desenfreada. E isso leva tempo para se adquirir.

O namoro é o tempo das descobertas. Descobrir o máximo como é o outro: sua personalidade, temperamento, caráter, afinidades e hábitos. Além de oferecer também uma oportunidade para se desenvolver amizade e companheirismo.

O processo de amadurecimento físico e mental dos jovens é importante. Os desejos sexuais são com freqüência mais fortes na adolescência e na juventude do que em qualquer outro período da vida. Por esta razão, é importantíssimo que os jovens percebam a importância de manter a pureza sexual. A Bíblia é clara sobre as relações sexuais antes do casamento: é pecaminoso (1 Coríntios 6:13-18; 7:1-2 )

O contato físico excessivo deve ser evitado. As chamas da paixão freqüentemente são avivadas pelo contato físico íntimo ao ponto de que nenhuma pessoa quer parar.

Muitos homens e mulheres tem pensado que poderiam se conter em certas circunstâncias, mas perderam sua pureza num momento de fraqueza. Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés ? (Provérbios 6:27-28). É possível resistir à tentação, mas precisamos buscar o meio de escapar (1 Coríntios 10:12-13).

Quando Cristo é o Senhor, problemas de precipitação são controlados e dominados. Sem Jesus Cristo no comando das duas vidas será ficar muito difícil o namoro ter dignidade e propósito.

 

Bispo Romualdo.

Anúncios
Categorias:Mensagens
  1. Botelho castelo
    Fevereiro 16, 2009 às 5:12pm

    gostei do artigo… valeu…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: