Início > Curiosidades > Origem do nome “Bíblia”

Origem do nome “Bíblia”


Quando falamos da Bíblia, falamos de uma coleção de livros. A Bíblia é um conjunto de Escritos Sagrados, que chegou até nós atravessando séculos por meio do povo judeu e pelos cristãos zelosos.

A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade, é a vontade de Deus escrita, que contém o que o Senhor requer do homem, e o que o homem precisa ser e fazer para chegar até o criador.

Mas o fato é, que essa palavra só se encontra escrita na capa do Livro Sagrado.

A palavra Bíblia passou por grandes mudanças  ”Bíblos”  era o nome de uma antiga cidade Fenícia, famosa pela exportação de papiros. Deste nome se originou a palavra  “Biblíon”  (livro) e mais tarde  “TÁ BIBLÍA”  (os livros). O plural grego que determinava o nome  “Bíblia”  transformou-se, no latim posterior, em nome feminino, singular,  “Bíblia”, o livro. E com este sentido foi transmitido para todas as línguas modernas. Mas o conceito vem do hebraico  “SeFARAIM”, empregado pela primeira vez em Dn 9.2  “…Eu Daniel, entendi pelos livros…”.

Os judeus que falavam grego traduziram “TÁ BIBLÍA”, designando, com este termo, os livros canonizados como escritos sagrados do povo judeu.

Depois foi a vez da Igreja, a qual chama, tanto o Novo quanto o Antigo Testamento, de “TÁ BIBLÍA”. O nome Bíblia foi aplicado às Escrituras, originalmente por João Crisóstomo (398-404 d.C), grande pregador e patriarca de Constantinopla (atual Istambul, capital da Turquia).

Giro Universal

About these ads
Categories: Curiosidades Etiquetas:,
  1. Ramaster Docsa
    Novembro 26, 2012 às 5:27pm | #1

    Não há como duvidar da bíblia, já deu tempo de mais pra desmascará-la, e até agora tudo nela é verdade, então sejamos leais conosco mesmos e admitimos que a bíblia é a palavra de Deus e pronto.

  2. Kleber
    Março 22, 2012 às 6:58pm | #2

    rs.. já imagino exatamente o contrário! se não existisse essa tal bíblia (conjunto de pergaminhos escolhidos a dedo por Constantino e sua corja), tão pouco a religião (ópio da sociedade), aí sim estaríamos vivendo em um mundo bem diferente, muito melhor que os dias de hoje!!! Apenas basear-se em ‘fé’ não sustenta em nada tese alguma, exceto os pilares de grandes impérios religiosos que usurpam os fiéis pelo simples fato de serem carentes de conhecimento!

  3. KARLAMARIA
    Janeiro 18, 2010 às 7:59pm | #3

    Em resumo a Bíblia é a búsola para uma humanidade tão desorientada;se o povo se orientasse por ela e suas leis,a natureza não estaria aniquilada da forma que se encontra e nem governos criando leis absurdas como tem sucedido…E este planeta seria um lugar lindo de se viver!!!Mas fazer o que?A palavra tem que se cumprir,ou acaso mentiria DEUS?…

  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 693 outros seguidores

%d bloggers like this: