Início > Mensagens > Depresão- A doença da alma!

Depresão- A doença da alma!


A depressão é um mal que compromete, além das emoções, os desempenhos físico e mental do homem. O pior da depressão é que ela invade o mundo interior, sendo conhecida como a enfermidade da alma.

Pessoas deprimidas alimentam pensamentos de derrota, de fracasso e sentem-se impotentes diante de seus problemas. Não possuem motivação ou entusiasmo para viver e, em alguns casos, não entendem a razão de serem tão infelizes.

A depressão costuma ter origem em desilusões amorosas, em perdas afetivas, como a morte de um ente querido. Outros fatores, como o desemprego, as dívidas e a incompreensão familiar podem acentuar ainda mais esse estado.

Aos olhos humanos, a depressão parece não ter solução, as chances de encontrar o caminho de volta são mínimas e, se não for levada a sério, poderá até culminar em suicídio.

A Bíblia cita casos de depressão, como o do Rei Saul. A origem da sua tristeza e perturbação espiritual, entretanto, não foi de ordem sentimental, orgânica, nem financeira, mas sim devido à sua desobediência a Deus, o que provocou o afastamento do Seu Espírito, como podemos verificar: E sucedia que, quando o espírito maligno (…) vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele. (I Samuel 16.23)

Assim como Saul buscava o alívio para a doença de sua alma na harpa de Davi, muitos também procuram na medicina uma solução. Contudo, a cura para essa enfermidade não é freqüente.

Quando diagnosticada, os médicos dizem que a sua recuperação é lenta e a cura só acontecerá quando o paciente se propuser a mudar, quando, verdadeiramente, estiver disposto do fundo da alma a “dar a volta por cima”.

Há quem acredite que a verdadeira origem da depressão é de ordem espiritual e não física. Se considerarmos, então, que a depressão é de natureza espiritual, a melhor forma de combatê-la será tratando do espírito.

Assim, definitivamente, a cura da depressão só acontece por meio da força interior. E existe maior força do que a fé? Acreditamos que não! Não foi à toa que Deus plantou dentro de cada ser humano essa semente.

Logo, se a depressão é uma doença espiritual, somente o poder de Deus poderá curá-la. O Senhor Jesus prometeu: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (Mateus 11.28)

Busque Aquele que tem o poder de curar a sua alma! Então, quando Ele ocupar todos os espaços de sua vida, a depressão o abandonará para sempre.

Deus abençoe a todos.

Bispo Edir Macedo

Categories: Mensagens Etiquetas:, ,
  1. daiana
    Janeiro 31, 2013 às 8:49am

    eu. tb to com a depressao mais to lutando com isso trabalhando ucupando a minha mente.Buscando a deus a forsa difina,acredito que eu possa melhorar. do semdo ameasada de morte, mais se algo mi acontese pesso a todos a vcs que mi abemsoe orem por mim.EU SEI QUE ISSO VAI PASSAR , SO PESSO UM ORASAO A TODOS . MEU NAME E DAIANA. OBRIGADA PELA ATENÇAO

  2. aline oliveira
    Junho 1, 2012 às 12:50pm

    Bom dia a todos,estava passando por um momento muito dificil de minha vida ,nao sabia nem quem eu era mais,me trancavo no quarto escuro,e ja nao tinha mais prazer em viver,perdi todas as pessoas que mais amava,ferindo verbalmente, mas nao sabia o por que.descobri que estava com depressao,pensei em me matar por varias vezes,POR ACHAR QUE MEUS PROBLEMAS nao teria soluçao,entao conheci um homem de Deus que me ensinou tudo sobre depressao,e sobre ESPIRITO,ALMA,COPO.e realmente quando estamos triste nossa alma,e nosso espirito fica triste e abatida, mas só um poode nos ajudar,um que cura todas as nossas feridas e sara nossas transgreçoes que é o Deus dono de tudo,estou conseguindo fazer novos amigos e ja nao tenho mais medo das pessoas e nem quero morrer agora,só tenho 20anos,cai na armadilha o inimigo,da desilusao,fique tao ORGULHoSA,egoista,Rude,etc…, que machucava tdos que vinha perto de mim,só que nao era isso que eu queria fazer,toda vez que pensava em fazer algo de bom,isso só ficava nos meus pensamento,e fazia tudo ao contrario, queria resolver tudo mas nao conseguia resolver nada,QUERO pedir perdao as pessoas que feri mais nao sei como.Todos me julgam polos meus erros, sei que errei as vezes fico pensando a madrugada toda em como resolver isso,O QUE EU FASSO agora?

  3. roseane
    Janeiro 2, 2012 às 8:01pm

    eu acho q estou com os sitomas da depressão oq sera q estar acontençendo comigooooooooooooo choro sofro e muitoooooooooooooooooo triste mim ajudemmmmmmmmmm.

  4. nilce
    Novembro 29, 2011 às 9:00pm

    a depressão ninguem meréce…eu pergunto pra mim mesma. Quem sou eu?porque tem que ser assim? Mais já perdi a esperança o tempo passou e nada mudou…

  5. nilce
    Novembro 29, 2011 às 8:46pm

    comvivo com a depressão a anos apesa de frequentar meu médico com frequencia e tomar remedios éla não mi deixa em paz dói muito…

  6. alex
    Agosto 11, 2011 às 6:10pm

    amigos estou com uma grande depresao , estou a a ser mal antrepretado , tenho 2 filhas uma mulher linda e tem pessoas k dizem k sou gay como e possivel tenho uma revolta tao grande dentro de e com isto td vem problemas familiares , dinheiro etc etc e parece k toda gente fala mal de mi tenho a a mania da preseguicao ja nao saio a rua vou trabalhar pk tenho k alimentar as minhas filhas nao tenho motivacao ja me xatiei com meio mundo sintome so mt so falo mts vezes com a milha mulher mais ela diz k sao coisas da minha cabeca mais estou no limete so me apetece dar fim a minha vida vivo em londres sou portugues nascido em angola e penso k amnaha e o meu ultimo dia de vida ja tenho kase todo programado vou trabalhar sou driver e kando parar na linha de comboio vai ser o meu fim fartome de jurar como se fosse um bebe mais tenho a auto estima mt em baixo nem arua saio pa beber um sumo ou uma cerveja parece k tenho o mundo inteiro em cima de mi a julgarme k algo k nao fiz e kando converso com amigos ou familiares ainda axam k sou tolo maluco etc mais amnha e o dia…………..

    • grete sousa
      Fevereiro 25, 2012 às 12:19pm

      PROCURE CONHECER O UNICO QUE PODE TE TIRAR DESSA SITUACAO,COMPREENDE SEUS PROBLEMAS E TE ACEITA DA FORMA QUE VOCE É,DEU A VIDA POR VOCê,JESUS.MAIOR QUE TODAS AS COISAS,MAIOR QUE TODOS OS PROBLEMAS,ELE É A SOLUCAO DE TUDO NA NOSSA VIDA.PENSE NISSO.

  7. daguia
    Abril 13, 2011 às 12:53am

    descobrir q sou depresiva ha + ou – uns 2 anos atras td pq venho de um casamento infeliz trazendo comigo duas lindas crianças q sao td na minha vida.arrumei um namorado e me casei ele no inicio aceitava meus filhos de boa qndo engravidei dos dele q é um casal esse homem se transformou maltrata muito meus dois filhos.me sinto presa pois num poosso trabalhar minha vida é chorar,comemos a migalha q ele nos dar olho meus filhos dormindo penso meu Deus amanha é td de nnovo.sinto vontade de nunca mais acordar.to no fundo do poço e nao vejo saida o q será de mim?

  8. silviia
    Abril 9, 2011 às 9:00pm

    TO me sentido muito mal,sem animo nenhum,nada faz sentido na minha vida,sinto muita tristeza,angustia,vontade de sumir….Choro muito as vezes fico ate agressiva,parece que ninguem me enxerga,to sofrendo muito com isso…

  9. Agosto 23, 2010 às 12:13am

    olá me chamo marcia,tbm sofro de depressão,isso começou a 3 anos quando perdi minha mãe,desde então nunca mais fui a mesma pessoa que sempre tava de bem com a vida.Mais para que eu chegase ao fundo do posso uma pessoa que dizia que queria casar comigo e me ajudar a sair disso, disso pra todo mundo que não ficaria comigo porque eu sou gorda e feia,tiraram muito sarro de mim,sofro com isso porque eu não tinha um namorado a muito tempo,depois disso então trabalho porque sou obrigada agora meu pai resolveu por uma mulher pra morar com ele.Enfim meu mundo é s escuridão,fico sozinha dentro de casa,não saio pra passear,e não consigo acreditar que as coisas possam melhorar pra mim.As pessoa dizem que pra deus nada é impossível,mais ele me trazer a felicidade é algo imcapaz de acontecer comigo.

  10. cleber
    Agosto 20, 2010 às 7:28pm

    nao aguento mais tanta presao tanta angustia dentro de mim

  11. cleber
    Agosto 20, 2010 às 7:22pm

    presiso de ajuda

    • Junho 1, 2012 às 1:06pm

      olha, nao ti conheço,e nem nunca ti vi, mas coheço uma pessoa que pode ti ajudar,estou pasando pelo msm que vc,e só o ESPIRITO SANTO de DEUS que pode nos ajudar,entao lembre-se,JESUS esta do lado de DEUS, mais deixou o consolador para nós, entao nao estamos só conte a ele todos os seus problemas foi isso que fiz e fasso ate hoje…que DEUS nos obençoe…

  12. Nayla Rodrigues Monnaka
    Julho 17, 2010 às 8:22pm

    Acabei de descobrir que tenho depressão.
    Sou nova tenho 18 anos, e meu pai se suicidou a pouco tempo com sintomas deste mesmo mal, desde então td pra mim é escuro e totalmente sombrio. Tenho apenas uma motivação para não fazer o mesmo que ele,MINHA FILHA, um anjo de apenas 2 anos de idade e que ao pé da letra é minha razão de viver
    td cada vez se torna mais dificil
    Parece que estou em um túnel escuro, sombrio, caida, derrubada , e sem ajuda e nem auxilio de alguém que me possa dar a mão. Mas parece que eu é que os afasto me alto exclui de todos os que de mim se aproximam
    Não desejo que sintão pena de mim apenas saibam, que um dia eu estarei melhor e disposta a me auto enfrentrar nesta batalha de dor, angustia, desanimo , e ódio de mim mesma.
    ♥♥♥
    Beijo a todos que este testemunho real ler
    E rezem por mim os que me compreendem!!!!!!!!! :(

  13. morena
    Junho 27, 2010 às 11:37pm

    peco que orem por mim pois o inimigo tem lutado muito contra o meu casamento

  14. DANIELLE
    Junho 14, 2010 às 2:07pm

    VIVI COM UM RAPAS DURANTE 6 MESES MAS ESTAVAMOS AFASTADO DA IGREJA E QUANDO OS DOIS RESOLVERAM VOLTAR MUITA COISA NEGATIVA COMEÇOU ACONTECER.FORAM FOFOCAS,ME NTIRAS,INVEJA E MUITAS OUTRAS COISAS.E HJ JÁ TE MAS DE 1 MES QUE NOS SEPARAMOS E AINDA NÃO CONSEGUI DA A VOLTA POR CIMA,NÃO SEI SE ELE VOLTOU PRA EX OU SE ESTA COM ALGUEM SÓ SEI QUE ESTOU ARRASAD E NÃO CONSIGO NEM IMAGINAR EU COM OUTRA PESSOA QUERIA UMA AJUDA OU UMA OPINIÃO SOBRE MEU CASO OBRIGADA.

  15. Karyne
    Junho 12, 2010 às 2:59am

    Sou uma pessoa que todos que me conhecem dizem que não tenho problema nenhum, que é para eu parar de tomar remédios… tomo (paroxetina) a quase 3 anos.. Me sinto muito triste, amargurada, melancolica; tenho tudo para ser feliz, 2 filhos lindos e um marido bom, só que ele é grosseiro… às vezes ele é perfeito, e outras tenho até raiva dela. Mas mesmo assim tenho tudo o que preciso para ser feliz! mas sou triste, vazia, e muitas vezes quero morrer, mas quando penso assim, penso logo em meus filhos que não merecem uma mãe tão negativa, é só o que me da forças…. Queria muito ser diferente , mas não posso… continuo sofrendo muito …. as vezes fico melhor mas logo volto a sofrer. Não entendo nunca o que acontece (queria simplesmente desaparecer como se nunca houvesse existido) Tenho DEUS dentro de mim! Realmente não entendo….

  16. mary
    Junho 7, 2010 às 8:16pm

    oiii quero uma opiniaõ sou casada a 20 anos e meu marido naõ liga mas pra min , eu naõ sei o que eu faso ja estou ate com depresaõ ..naõ fala comigo dentro de casa nem olha na minha cara eu tenho um filha de 20 anos e ela dis mae vai viver outra vida ….me ajude por favor ja pensei ate em me suicidar ……

    • cassinha
      Outubro 6, 2010 às 10:27pm

      oie tudo bem ?
      olha eu estou precisando muito de pessoas que estao passando pelo mesmo problema que eu eu tbm estou sofrendo muito com uma depresao que esta me levando a loucura

  17. vanessa
    Abril 29, 2010 às 12:02am

    estou deprimida ate a alma

  18. Abril 21, 2010 às 1:52am

    Irmã a paz do senhor,Quando pareçe que voc está sozinha e voc não ve mais ninguém mais pra te ajuda. tem uma historia que fala (Uma certo dia Deus me levou a uma praia e mostro toda a minha vida e quando eu ia andando os passos dos meus parentes amigos ia se apagando até quando só resto uma só pega e eu flei com Deus .Deus por me deixa!

    E DEUS RESPONDEU NÃO DEIXEI QUANDO VOOC VIU UMA SO PEGA FOI QUANDO EOL DE LEVEI NO COLO… ) Irmã saiba que Deus esta contigo no colo saiba que DEUS te ama.

  19. Fevereiro 8, 2010 às 1:24pm

    Quero uma opiniao.depois de uns tempos , comecei mim sentir muito so , mesmo perrto de meus parentes , sinto vontade de morrer parece que todos estao contra mim e ninguem mi quer.choro muito sinto muita dor de cabeca, tenho vontade de ir embora e sumir para nao mi acharem nunca mais

  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 694 outros seguidores

