Início > Curiosidades > Peixe é um símbolo Cristão?

Peixe é um símbolo Cristão?


 

 

A palavra grega para peixe é ICHTHYS e as suas letras formam o acrónimo(para ver alguns exemplos sobre essa palavra Click aqui?) grego com a frase:

Iesoûs Christòs Theoû Hyiòs Soter, que quer dizer: Jesus Cristo filho de Deus Salvador.

Como é do conhecimento de muitos!… A igreja primitiva, era muito perseguida. O cristão daquele tempo não podia sair na rua declarando publicamente “EU OU CRISTÃO. Porque isso poderia lhe custar a vida.

E como o culto não era público, surgiu a necessidade de se criar uma forma secreta de se dizer “EU SOU CRISTÃO. surgindo assim o desenho do peixe.

Como era feita a identificação?

Para um cristão antigamente identificar se uma outra pessoa era irmão da fé, desenhava um arco na areia, se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe. Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se então ao cristianismo.

 

Girouniversal.

About these ads
Categories: Curiosidades Etiquetas:,
  1. Eliane Rodrigues
    Fevereiro 27, 2013 às 9:53pm

    Isso foi muito interresante!

  2. Nina
    Dezembro 30, 2012 às 2:17am

    A igreja certa são os fiéis que alcançarão a salvação pela graça e não por obras pois sairão de varias raças,tribos e nações e não apenas de uma igreja só pois os fiéis estão por todo o mundo e se encontraram na eternidade aí sim será a igreja perfeita só na eternidade, pois aqui estamos todos sujeitos a errar por isso somos pecadores e devemos pedir perdão e miséricordia todo dia!

  3. Nina
    Dezembro 30, 2012 às 2:01am

    Gostaria de esclarecer que o peixe não é uma imagem que os crentes adoram, e que está nos cultos como alguns pessam, e nem é algo que usamos em nossos corpos pindurado no pescoço para dizer: somos evangélicos. Para nós é apenas a forma que os cristãos do passado usavam para se comunicar sem chamar atenção, pois eram perseguidos. O que nós usamos é o nosso testemunho e a nossa maneira de viver em santidade.

  4. christian anderson
    Novembro 5, 2012 às 10:26am

    O simbolo de dagon é diabolico pois não são todos os cristão que tem esse simbulo.pois só a igreja batista castelo forte.sou da assembléia de deus graças a deus estou na verdadeira igreja

  5. Hadassa Cristo
    Outubro 28, 2011 às 7:13pm

    Então… Concordo e descordo com o Luiz Fernando, porque, bem antes da época de Jesus, a cruz não estava ligado ao cristianismo, era apenas um símbolo de guerra, e um pouco mais à frente, era uma forma da morte de um assassino cruel. Podemos até mesmo ver na bíblia que, quando pediram(povo) que Jesus fosse crucificado e não Barrabás, que era o psicopata da história, como imaginariam uma morte tão terrível assim sem que de nada soubessem ou significaria tal maneira de morte?? Então pode dar uma olhada na bíblia e pesquisar sobre! até porque, o mais correto, é estarmos baseados primeiramente na bíblia, depois… ler o que estudiosos dizem sobre, e juntar as histórias se batem uma com a outra..!! mas é só isso galera! fiquem na paz!

  6. JANDER LIMA
    Outubro 4, 2011 às 2:16pm

    ACHO INTERESSANTE COMO “O CRISTIANISMO CONTEPORANIO” CONSEGUE SE DISTANCIAR ANTO DOS VERDADEIROS VALORES DOS PRÍCIPIOS DE CRISTO…COMO CNSEGUIMOS ENTRAR COM TANTO AFINCO EM TOLAS DISCURSÕES QUE NÃO ACRECENTA ABSOLUTAMENTE NADA A VERDADE DO REINO DE DEUS E PARA O SER HUMANO (PRÓXIMO), QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, O SER HUMANO É O ALVO PRINCIPAL DE TODO O PROJETO DE DEUS AQUI NA TERRE…HOJE EM DIA SÃO MILHARES DE DENOMINAÕES RELIGIOSAS..TANTAS CRENÇAS..TANAS MISSÕES…PROJETOS QUE CONSOME BILHÕES TODOS OS ANOS.MAS A MISÉRIA, VIOLENCIA, DORGAS, CORRUPÇÃO E TANTAS OUTRAS MAZELAS ASSOLAM A HUMANIDADE….E NEM ME VENHAM AQUELES HIPÓCRITAS E DENOMINACIONALISTAS QUE ATRIBUEM “ESPIRITUALIDADE ‘ A TUDO..CMO SE DEUS E O DIABO FOSSEM OS RESPONSAVEIS POR TODOAS AS COISAS, ME DIZER QUE NINGUEM SERÁ SALVO PELAS OBRAS, MAS PELA GRAÇA POR MEIO DA FE..PARA QUE NINGUEM SE GORIE….HAHAHAHAH..PANACAS…A BÍBLIA DIZ QUE SEREMOS JULGADOS PELAS NOSSAS OBRAS..OU SEJA…SÓ OBTEMOS A SALVAÇÃO PELA GRAÇA E FÉ.MAS PODEMOS PERDÊ-LA PELAS NOSSAS AÇÕES…OU FALTA DELAS….JESUS ENSINOU QUE TODA LEI E OS PROFETAS SE CUMPRE EM UM SÓ MANDAMNETO..AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO…QUEM NÃO AMA NÃO CONHEÇE A DEUS…VAI E FAZ COMO O SAMARITANO…QUANDO DEIXASTES DE FAZER AO PRÓXIMO DEIXASTES DE FAZER A MIM..ENFIM: ESTAMOS TÃO FORA DO VERDADEIRO OBJETIVO DO REINO DE DEUS QUANTO ESTAVAM OS ESCRIBAS E FARISEUS..QUE NA SUA GRANDE MAIORIA ENSINAVAM COM GRADE PROPRIEDADE O SENTIDO ETICO, ESTETICO E SIMBOLICO DA LEI, JUSTAMENTE PARA SE ISENTAREM DE RESPONSABILDADES…HOJE, SÃO TANTAS DISCURSÕES IDIOTAS E RITUAISMOS E LITURGIAS DENIMINACIONAIS, QUE REINO..SÓ SE FOR DOS HOMENS..DE DEUS NÃO

  7. Julio cesar
    Fevereiro 11, 2011 às 1:19pm

    Se todo o problema fosse so este, estaria bem, mas se tem realmente uma preocupação com o paganismo, pq vcs comemoram o natal? existe uma outra festa tão pagã quanto esta? eu nao comemoro! todos os simbolos natalinos tem origem pagã. se a igreja tem realmente esta preocupação, então pq nao abolir esta data de ve? pois o que interessa para nós os gentios é a morte do messias, que infelizmente é comemorado com chocolate, e chocolate nao tem nada haver com a morte sacrificial do meu mestre. a paz

  8. Luiz Fernando
    Fevereiro 8, 2011 às 7:41am

    Massa essa história não sabia disso…espero que ela seja verdadeira mesmo!!!
    Porém gente imagina q daqui a pouco estamos fazendo isso tb,nos reunindo em secreto pra nõa morremos…PQ jah estão atacando indiretamente a Igreja de Cristo pelas “Leis” que governam esse país e mundo…acredito que estamos na reta final e que em pouco tempo seremos perseguidos de algum jeito!!! Então fiquem alerta,aguentem mais um pouco que o Senhor vem nos Buscar!!! Amém!!!

  9. Taiso Adriano
    Fevereiro 4, 2011 às 1:58pm

    “Servo de Deus”! Entendo sua preocupação e, realmente o peixe é associado a simbolos pagãos. Porém, historicamente sabemos que a Igreja primeva utilizou o peixe como um simbolo, especialmente no periodo da perseguição, para identificar-se e reunir-se secretamente (suas vidas estavam em jogo caso fossem identificados pelas autoridades romanas ou delatados pelos inimigos da fé).
    Com a conversão de Constantino (há dúvidas quanto a isso), o simbolo do peixe foi deixado de lado e substituído pelo simbolo da cruz, que antes não era utilizado. Portanto, o peixe (simbolo cristão) é mais antigo que a cruz do calvário (como simbolo), esta por sinal é um simbolo diretamente associado à Igreja Católica.
    Em nossos dias algumas seitas tentam associar o simbolo do peixe com cultos pagãos da antiguidade, querendo, evidentemente, desmerecer o cristianismo e acusá-lo de praticar a idolatria (que ele mesmo condena).

    Saudações a todos! Que Deus lhes abençõe!

    “a Teologia está a serviço do Reino de Deus. Sabe porque? Simples. Responda a pergunta: entendes o que lês?…”

    • Luiz Fernando
      Fevereiro 8, 2011 às 7:52am

      Sim cara…tem essa questão de “Paganizarem” o que é sagrado…jah sabemos q rolou muito isso na História!!! Imagina se quando Cristo esteve aqui os Fariseus o acusaram na frente dele de ter “parte” com Belzebu!!! Imagina o que esses Falsos profetas D.C. não andaram fazendo depois,(Álias continuam ainda)!!!

  10. Oswald Fsouza
    Outubro 31, 2010 às 8:17pm

    aiaiai.. genteeeeeeeeee.. que tem demais o simbolo do peixeeeeee??? vamos deixar de lado esta discussao tolaaaaaaaaaaa.. Sera que é pecado um desenho de peixe na camisa ou sei la oque… Jesus comeu Peixe, é errado isto tambem??? Misercordia pra todos vcs… abs

  11. Setembro 28, 2010 às 5:55pm

    Acho válido os cristãos evangélicos se identificarem com o peixe símbolo do cristianismo. Pena que haja tantos fanáticos que tudo para eles é pecado! Não há nada de errado em se usar o peixe como símbolo do cristinismo, afinal Jesus usou muito o peixe em Seu ministério, logo, é claro que o peixe está na Bíblia.

  12. ronaldo
    Julho 25, 2010 às 8:59pm

    atençao servo e serva de Deus nao se deixe levar por falsos profetas teologos esses homens não servem a Deus mas o seu propio ventre,osimbolo do cristão é obediencia a o evangelio de cristo!!

  13. BRUNO
    Abril 29, 2010 às 9:03pm

    ” PARA SERVO DE DEUS ” MEU IRMÃO SUJIRO Q VC ESTUDE MAIS, POIS ESTE ESTUDO TÊM PROCEDÊNCIA HISTÓRICA SIM, NÃO NA BÍBLIA MAS TÊM. ENQUANTO AO MESMO SÍMBOLO SER USADO EM OUTROS COSTUMES E CRENÇAS ” DAGON” ETC, QUE MAL HÁ NISTO MEU CARO…..SE FOSSE POR ESTE MOTIVO, O “LOGOS” PALAVRA GREGA DE ORIGEM PAGÃ, NÃO PODERIA SER EXPRESSADA PARA SE REFERIR A INCARNAÇÃO DE CRISTO……… AFF UM ABRAÇO MEU CARO, SUJIRO QUE LEIA, FL´PAVIO JOSEFO ” GUERRAS ” E ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, FILOSOFIA E TEOLOGIA SHAMPLIN………

  14. Servo de Deus
    Março 10, 2010 às 1:17am

    Sugiro um estudo mais aprofundado dessa questão… pois na biblia não exite esse simbolo e exite povos pagãos que assimilam esse simbolo á DAGON e inclusive observe como a MITRA especie de chapé usado pelo PAPA lhe lembra alguma coisa se vc o observar na lateral …. não parece com a boca do um peixe….

    Vamos discutir mais sobre isso, infelizmente lhe digo que muitos cristão não sabe disso que ingénuamente usam esse símbolo…

    Pesquise e tambem descubra….

    Deus abençoe…

    • Luiz Fernando
      Fevereiro 8, 2011 às 7:44am

      Sim pois eh cara…por isso eu disse no meu comentário,não sabia dessa história q espero que seja verdadeira…tem até uma lógica,imagina se vc usasse o símbolo da Cruz…iria ser facilmente assimilado,identificado e morto!!!

  15. Fevereiro 26, 2010 às 6:59pm

    muito massa!!1
    tenho um anel com esse simbolo!!!! ;-)

  16. Junho 30, 2009 às 1:40pm

    Muito legal! Não conhecia essa história.
    Abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 694 outros seguidores

%d bloggers like this: